domingo, 13 de maio de 2012







A MAIS PRÁTICA E DEFINITIVA SOLUÇÃO PARA A DESCONTAMINAÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES
RISCO
AS LÂMPADAS FLUORESCENTES CONTÊM ELEMENTOS QUÍMICOS ALTAMENTE PERIGOSOS

A Falta de critérios na disposição das lâmpadas fluorescentes é considerada uma das mais nocivas agressões ao meio ambiente à saúde publica. Dentre os diversos elementos químicos liberados pelo ato, está o perigoso vapor de mercúrio.

Anualmente, só no Brasil são lançados na natureza perto de 3,5 toneladas de mercúrio contidos nas 85 milhões de lâmpadas descartadas nos aterros públicos, que vêm, sistematicamente, contaminando o ar.

A inalação, porém, não é a única forma de contaminação pelo mercúrio. Uma vez liberado pela quebra de lâmpadas, o mercúrio, em forma de vapor, viaja por mais de 320 quilômetros na atmosfera e, ao se condensar, volta ao estado metálico mais pesado que o ar e cai no solo, penetrando no subsolo, lençol freático indo se depositar nos rios e outras fontes de água, entrando assim na cadeia alimentar e atingindo, finalmente, os seres humanos. 
A ação tóxica do mercúrio se manifesta sobretudo nas células do sistema nervoso central, provocando tremores e eretismo e, por não ser eliminado do organismo, seu acumulo no corpo pode provocar desde complicações gastrointestinais até sérios acidentes vasculares, como derrames e infarto e, não raramente, a morte.

A ATITUDE

O DESCARTE CORRETO É A ÚNICA FORMA DE EVITRAR A CONTAMINAÇÃO
Somente uma correta política ambiental, apoiada em projetos sérios de manejos, controle de elementos nocivos e reciclagem pode poupar as populações de mais esta perigosa ameaça. Países da Europa, Estados Unidos e Japão já adotam precauções neste sentido. No Brasil, leis ainda estão em vias de aprovação, porem muitas empresas, organizações e órgãos públicos já vêm adotando o descarte ambientalmente correto, apesar das dificuldades, como custos e riscos de envio a unidades industriais de reprocessamento, atualmente, apenas 5 milhões de lâmpadas fluorescentes/ano são descartadas corretamente.




A SOLUÇÃO

SOMAR ECONOMICAMENTE E PRATICIDADE COM A MAXIMA SEGURANÇA

Em absoluta sintonia com as necessidades do mercado, a Ivomax, empresa especializada em soluções ambientais e única na Bahia possuidora de Licença Ambiental fornecida pela CRA e registro no IBAMA para manuseio e descarte ”in company” de lâmpada e transporte dos resíduos gerados, apresenta seu projeto de descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescente: a Operação Papa – Lâmpadas.

Com seu sistema móvel de descontaminação, a Ivomax leva o PAPA- LÂMPADAS até a unidade geradora de lâmpadas queimadas, qualquer que seja o porte dessa empresa, escola, órgão publico ou instituição e ali se encarrega de todo o processo de descontaminação, desde a manipulação das lâmpadas, trituração, ate a destinação final dos resíduos (reutilização).
AS VANTAGENS

OUTROS VALORES ESTÃO AGREGADOS AO SERVIÇO

O transporte das lâmpadas queimadas para reciclagem, até as empresas existentes apenas nas regiões Sudeste e Sul do país, causa a quebra de um alto percentual ocasionando a liberação na atmosfera do vapor de mercúrio contido nessas lâmpadas. A Operação Papa-Lâmpadas além de eliminar este risco, reduz a manipulação, evita custos de: embalagem, armazenamentos, transporte e licenças especiais. Alem dessas vantagens, destacamos outros benefícios:

- Diminuição real dos preços praticados por lâmpadas descartadas;

- Recuperação de áreas produtivas desperdiçadas na estocagem de lâmpadas queimadas;
- Usufruto de vantagens políticas e mercadológicas pela adoção de atitudes corretas com o meio ambiente;
- Construção de uma boa imagem junto à comunidade da qual faz parte.
PAPA-LÂMPADAS

A MÁQUINA DEVORADORA DE LÂMPADAS



O Papa-Lâmpadas é um equipamento/sistema composto de um tambor de aço de 200 litros com capacidade para aproximadamente 850 lâmpadas. Possui tríplice sistema de filtragem, um para o pó fosfórico, um para partículas de vidro e outro para retenção do vapor de mercúrio, devolvendo a atmosfera apenas ar descontaminado. 

O sistema Papa – Lâmpadas foi testado nos Estados Unidos, através do método NIOSH 6099, atendendo aos limites de tolerância de exposição ao mercúrio estabelecido pela ACGIH e exibidos pela O.S.H.A. (Occupational Safety and Health Admistraton). Na Bahia, a Ivomax realiza monitoramento ambiental, através do laboratório Environ(São Paulo) que utiliza a metodologia acima.

Em resumo, unido a facilidade de se locomover ate o local com o equipamento apropriado, com a manipulação aprovada e controlada por autoridades competentes, evitando o excesso de manuseio, estocagem, riscos e os altos custos de tráfego de lâmpadas queimadas, a Operação Papa-Lâmpadas é, indiscutivelmente, um dos melhores instrumentos com o qual as empresas, instituições e autarquias conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente e com a saúde pública podem contar para dar a correta destinação a este perigoso e cada vez mais comum agente poluidor: a lâmpada fluorescente.








CÂMARA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA POSSUI UMA LEI QUE DISPÕE SOBRE A DESTINAÇÃO FINAL DE LÂMPADAS FLUORESCENTES USADAS NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS 
PROJETO DE LEI nº1.908/97.


Para maiores informações click no link da lei  abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário