segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seja Voluntário do Brechó Eco Solidário,um mercado de trocas de bens usados através da moeda social Grão

Origem: 
EAUFBA
O que é o Brechó?
O Brechó Eco Solidário, realizado desde 2006 em Salvador, é um grande mercado de trocas de bens usados através da moeda social Grão. Trata-se de um importante evento de conscientização sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentiva os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos das cooperativas de economia solidária. A organização do evento é autogestionária e conta anualmente com aproximadamente 300 voluntários.
Os preparativos para o evento se iniciam em março de cada ano, com reuniões mensais da coordenação. Além disso, há um momento de integração e preparação dos voluntários interessados, a partir de agosto. Cada voluntário atua como uma peça fundamental, participando das comissões de preparação do evento, como posto de trocas itinerante e na triagem de materias.
Quando Ocorrerá o Brechó?
Nos dias 20 e 21 de outubro de 2012, estará ocorrendo a sétima edição do evento, Será no Parque da Cidade, em Salvador, no horário de 9:00 às 17:30.
Por quê e como ser um voluntário?
Os voluntários dispostos a colaborar com o Brechó, estarão fazendo parte de uma nova rede de pensamentos e práticas do futuro emergente. Onde cada indivíduo é responsável pela criação de novos costumes para melhoria da saúde pessoal e do planeta. Dentre estas práticas estão a autogestão, co-criação, liderança coletiva, etc.
Todos colaboradores receberão, como reconhecimento do trabalho desempenhado, um certificado de até 60 horas, emitido pela UFBA.
Para ser voluntário Envie um e-mail para:
Com os dados pessoais:
Nome Completo, Instituição, Telefone e E-mail.
Cronograma de Formação de voluntários:
O Curso, em modalidade teórica e prática assistida em Comissões da organização do evento, terá certificado pela UFBa e será coordenado pelas professoras  Débora Nunes/UNIFACS - UNEB e Suzana Moura/UFBA, com apoio de outros professores. A programação de encontros presenciais (abaixo) perfaz 15 horas,  25 horas serão contabilizadas na preparação do evento (15 na participação nas Comissões e 10 horas de trabalho na classificação dos bens a serem trocados) e 20 horas de trabalho no dia do Brechó/Dialogues (aqui as horas são contabilizadas em dobro, dada a intensidade do trabalho), perfazendo um total de 60h. Os cursistas terão ainda a opção de fazer um curso on line, com autoavaliação no site da Rede que disponibilizará materiais de estudo para quem quiser se aprofundar, como textos, link de filmes, exercícios e link de sites relacionados
1º. Encontro: Metodologia do Brechó Eco Solidário e Ecobanco
Data:  04 de agosto (sábado), das 9 às 12h. 

2º. Encontro: O desafio ambiental e a contribuição ecológica de cada pessoa
Data:  18 de agosto (sábado), das 9 às 12h.

3º. Encontro: A rede Diálogos em Humanidade, uma construção internacional, com a presença de Siddharta, coordenador do Humanity  Dialogues de Bangalore/India.
Data:  01 de setembro (sábado), das 9 às 12h.

4º. Encontro: Economia Solidária e moedas sociais
Data: 22 de setembro - (sábado), das 9 às 12h. 

5º. Encontro: Consumo Consciente: Um dia na Fundação Terra Mirim
Data: 13 de outubro (sábado)

O Brechó nas Redes Sociais!
http://www.facebook.com/brechoecosolidario

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PRÁTICA DO MÓDULO ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO COM ÊNFASE NA LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO



Se todo mundo concorda que precisamos diminuir o lixo do mundo e reaproveitar os sólidos, este pode ser um bom caminho. Você concorda que não dá pra produzir tanto lixo, não é? Afinal, 30 bilhões de toneladas de lixo são jogadas no nosso planeta todo ano e ninguém gostaria de viver em um lixão. Além de ser bem feio ver lixo espalhado por aí, ele faz mal pra nossa saúde e polui rios, mares e ares.








Sem muito sacrifício, podemos pensar bem antes de comprar: “Será que isso é realmente útil pra mim ou em pouco tempo vai virar lixo? A embalagem precisa ter tanto plástico e papel? Preciso pegar a sacolinha plástica da loja ou posso colocar o que comprei na minha mochila ou em uma sacola de pano?” Isso é preciclar! Ou seja: reciclar previamente. Afinal, de tudo o que nós compramos - eu e você, pessoas tão espertas!! -, 40% vira lixo.


E isso vale pra tudo o que pode ir para o saco de lixo: sobras de comida, brinquedo quebrado, roupa rasgada, papel usado... Já aconteceu de você ver um amigo jogar fora uma coisa que você usaria sem problemas? Ou de você colocar no lixo algo que outra pessoa gostaria de ter?Pense nisso.

domingo, 3 de junho de 2012



OBJETOS COM MATERIAL RECICLADO FEITO COM CD

CDs e DVDs são um grande avanço tecnológico. Podem guardar gigantescas quantidades de informação que resultariam em gasto de espaço, enorme volume de papel e de fitas magnéticas, passando a ocupar pequenos discos com espessura de 1,2 mm e diâmetro de 12 cm. Você arrumou sua estante e separou muitos CDs velhos que nunca mais foram usados para jogar fora? Então veja algumas dicas para reutilizar os CDs como objetos de decoração baratos e criativos e ajudando a diminuir o lixo eletrônico e preservando o meio ambiente!

O que fazer a todos aqueles cd antigos, velhos e estragados, que já não quer mais?
 Imaginemos a seguinte situação: está a remodelar a sua casa ou anda em mudanças e necessita de se desfazer de todos aqueles cd antigos que tem vindo a acumular  ao longo de vários anos e que já não quer mais. O que lhes fazer? Basta colocá-los no lixo doméstico? Já sabe que a resposta a esta pergunta é NÃO. Então que alternativas existem? Existe reciclagem de cd? E dvd?

Muitos utilizadores, erradamente, colocam os seus cd e dvd velhos e estragados nos contentores do Ecoponto amarelo de reciclagem de plástico. Desta forma, todos os anos milhões destes suportes são enviados para o lixo. Nestes casos, geralmente, são incinerados ou transportados para aterros.

Em qualquer dos casos, a poluição resultante da eliminação de um simples cd ou dvd podia ser evitada se os seus donos soubessem como reaproveitá-los. Muitas pessoas enviam os cd para o lixo pelo simples facto de apresentarem riscos. Muitos desses riscos podem ser reparados, aplicando pasta de dentes, por exemplo.

Estes produtos transportam, na sua composição, substâncias que levam décadas para se decompor naturalmente, como o poliestireno e o poliester.

Então o que fazer para os reaproveitar?

IDÉIAS CRIATIVAS DE RECICLAGEM DE CDS











SACOS PLÁSTICOS

Uma sacola de plástico é um objeto utilizado para transportar pequenas quantidades de mercadorias. Introduzidos na década de 1970, os sacos de plástico depressa se tornaram muito populares, especialmente através da sua distribuição gratuita nos supermercados e outras lojas. É também uma das formas mais comuns de acondicionamento dos resíduos doméstico e, através da sua decoração com os símbolos das marcas, constituem uma forma barata de publicidade para as lojas que os distribuem. Os sacos plásticos podem ser feitos de polietileno de baixa densidade, polietileno linear, polietileno de alta densidade ou de polipropileno, polímeros de plástico não biodegradável, com espessura variável entre 18 e 30 micrometros. Anualmente, circulam em todo o mundo entre 500 a 1000 bilhões destes objetos.

O saco de plástico é uma forma muito utilizada pelo homem e também muito prejudicial para o meio ambiente. Este serve de transporte para alimentos, mercadorias e objetos diversos. São práticos para o homem, porém péssimos para o ambiente. Por isso, algumas pessoas têm reduzido o seu consumo, utilizando sacolas retornáveis para compras e sacos feitos de jornal para colocar o lixo de cestos da cozinha e do banheiro.



PROBLEMAS AMBIENTAIS

Os sacos de plástico não são formas de transporte inócuas para o ambiente por dois motivos essenciais: o elevado número de sacos produzidos por ano (cerca de 150 por pessoa por ano) e a natureza não biodegradável do plástico com que são produzidos. Além disso, a manufatura do polietileno faz-se a partir de combustíveis fósseis e acarreta a emissão de gases poluentes.

Calcula-se que cerca de 90% dos sacos de plástico acabam a sua vida em lixeiras, ou como resíduos ou como contentores de desperdícios. Na verdade estes objetos ocupam apenas cerca de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras. Mesmo assim, dada a sua extrema leveza, se não forem bem acondicionados os sacos de plástico têm a tendência de voar e espalhar-se pelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outros tipos de poluição.

PONTOS DE COLETAS

 A COOBAFS

Após grande procura para encontrar uma empresa que coletasse os sacos plásticos dando uma destinação correta para sua reciclagem, temos em Feira de Santana uma cooperativa chamada COBAFS, que funcionam a 09 anos e aceitam doações tanto de pessoas fisicas como de empresas, esta cooperativa fica situada Avenida João durval Carneiro nº 3311A proximo a cesta do povo Tel 3624 - 4481

A COBAFS arrecada em média 40 toneladas por mês, números que variam mês a mês, segundo a coordenadora de produção Viviam, ela ressalta que estes quantidade poderia ser maior com a ajuda da população fazendo entrega voluntária na COBAFS, pois a coleta celetiva não atinge todos os bairros do município, com o apoio do governo municipal com a divulgação da cooperativa, distribuição de panfletos educativos a população orientando a mesma da importância de separar os matérias reciclavéis e etc.

















sexta-feira, 1 de junho de 2012

Campanha de reutilização de livros


O compromisso com a sustentabilidade é algo que a polpulação tem vindo a consubstanciar com um sentido de responsabilidade cada vez mais evidente. A responsabilidade social e a preocupação com questões ambientais são pretextos constantes para a realização de diversas campanhas que, invariavelmente contam com o empenho e o envolvimento de todos.

A campanha “Reutilização de Livros” mobiliza algumas pessoas que, dizem “sim” por uma boa causa. E em causa estava “convidar” a continuar a dar utilidade aos livros, mas também contribuir para a redução do impacto ambiental. Quantos mais livros se reutilizarem, menos desperdício de papel haverá.



Aqui em Feira de Santana, temos um local que promove, e aceita a doação de todos os tipos de Livrosé a "LIVRARIA SABEDORIA" Sebo e Locadora de Livros.

* Venda
*Troca
* Aluguel
*Restauração
* Encadernação de Livros novos e usados
*Gibis
*Disco de Vinil
*CD'S
*Literaturas de Cordel.

Fica situado na rua J J SEABRA, Nº 546 - CENTRO
(Prox. ao Samburá Hotel)
Feira de Santana - BA
Telefones: (75) 9158-8514
                      8803-8706
                      3488-1376

Falar com Germario.